“Com açúcar ou adoçante?!” Reflexões sobre o consumo de café no trabalho

Por Flávio Emílio

Esta coluna é publicada as Sextas Feiras e aos Domingos

O café é, definitivamente, uma das mais populares bebidas do mundo corporativo. Obviamente, não é uma unanimidade como a água, mas tem a preferência de uma imensa legião de fãs espalhados pelos escritórios do mundo. De tempos em tempos, somos surpreendidos por pesquisas científicas que demonstram que “café faz bem” – isso nos deixa felizes. Meses depois, outro estudo vem contestar o primeiro, apontando para os riscos da bebida para a saúde humana… Felizmente, a ciência já encontrou uma saída lúcida para o dilema: se consumido de forma equilibrada, sem exageros ou overdoses, o café age com grande potencial estimulante, o que pode aumentar a disposição e a produtividade de quem o consome.

Além disso, o café é uma bebida tipicamente social. Servido desde as sisudas e frias salas de reuniões até as informais copas dos escritórios, indo até a padaria da esquina, aquele líquido marrom escuro tem um forte poder aglutinador em torno de si. Garantir sua xícara tem um poder simbólico de passar a tomar parte de uma confraria que se une para desfrutar uma pequena trégua nos conflitos e pressões do trabalho. Conheço gente que aprecia, inclusive, da sensação da fumaça embaçando as lentes dos óculos enquanto lê o jornal ou acessa a internet tomando um cafezinho…

Entretanto, a simpatia do café não combina com o patrulhamento e o preconceito contra quem não gosta de consumi-lo. Há pessoas que simplesmente vivem muito bem sem cafeína e precisam ser entendidas em suas preferências. É preciso lembrar que o café é apenas um pequeno item de um grande cenário chamado ambiente de trabalho. Que o sabor originalmente amargo do cafezinho permaneça restrito à xícara, copinho descartável ou caneca. Que tal “adoçar” o seu perfil para ter dias mais saborosos no trabalho?

Flávio Emílio Monteiro Cavalcanti é administrador e Mestre em Gestão de Recursos Humanos .

http://dropsdecarreira.com.br/blog/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: