A poupança nossa de cada dia

A vontade de Dilma Rousseff em mexer na poupança pode ter varias consequências, todos sabem que um país não sobrevive sem poupança interna, ela é muito importante para o desenvolvimento de qualquer nação. Com a queda da taxa SELIC esta mudança se faz necessária para não haver movimentos especulativos de capitais migrando para esse tipo de investimento, todos sabem que a poupança é um investimento de das pessoas de menos posses e que qualquer modificação na atratividade desse tipo de investimento pode fazer com que os valores depositados na poupança sejam destinados ao consumo e o que é pior as pessoas podem ao invés de poupar se endividar.

Os investimentos especulativos na poupança devem ser monitorados ao mesmo tempo em que o rendimento do dinheiro do trabalhador deve ser preservado, uma boa alternativa seria cobrar o imposto de renda de grandes quantias ou rendimentos.

Uma coisa é certa com as recentes quedas na taxa Selic, que já está em 9% e ainda pode cair para 8,5% até o final do ano a poupança – isenta de taxa de administração e imposto de renda – é um  investimento potencialmente mais interessante que os papéis pós-fixados e fundos DI e com a fuga do capital investido nesses fundos para a poupança, ocasionada pelo desinteresse do investidor em  investir na dívida do governo ou dos bancos, diminua a oferta de dinheiro disponível para empréstimo ao mercado, já que os depósitos em caderneta de poupança são para o financiamento imobiliário, um financiamento mais longo que não atende os capitais especulativos. Vamos ver o que vai ser anunciado no dia de hoje.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: