O rigor e compromisso na hora de bater o ponto têm sido fatores de divergência entre as diferentes gerações que convivem no ambiente de trabalho. Jovens com atitudes mais liberais cumprem suas tarefas, mas tendem a ser mais descompromissados com o relógio, o que em alguns casos é interpretado como falta de disciplina pelos mais velhos.
ParaSimoni Missel, diretora da Missel Capacitação Empresarial e professora do MBA e Pós Graduação da ESPM, os mais jovens preferem contar com uma liberdade de horário para o cumprimento de seus desafios profissionais.
“Os jovens da chamada geração Y têm menos preocupação com horário, têm foco no resultado mas também valorizam a satisfação própria. Portanto, tendem a fazer o que prometem, porém, nos momentos mais convenientes para eles. Para esses jovens, os horários serão cumpridos, desde que não atrapalhem sua satisfação e bem estar”, explica Simoni Missel.
Para a especialista, os chamados “Baby Boommers” (nascidos entre 1945 e 1964) e a “Geração X” (nascidos a partir do início dos anos 1960 até o final dos anos 1970) são profissionais que tendem a ser mais rígidos com horários e mais disciplinados para cumpri-los.