Quatro dicas para ser solucionador de problema

Corrigir organizações problemáticas e gerenciar crises é uma habilidade altamente valorizada no mercado

Ao longo de sua carreira, você vai ser chamado para resolver problemas. O único responsável pela sua subida na “escada corporativa” é você mesmo. Para muitos, pode ser difícil desenvolver essa habilidade, já que não é algo que nasce com a gente, porém com as dicas certas você pode conseguir desenvolver essa lado.

Na maioria das vezes, o problema gira em torno de um produto, uma organização ou uma empresa inteira, mas o processo para encontrar a solução é o mesmo. Se precisa melhorar a percepção para resolver problemas, confira as quatro dicas.

Mostre ao seus superiores

Mesmo que você nunca tenha lidado com um tipo específico de problema antes, você precisa fazer o seu melhor para mostrar aos seus superiores o que eles podem esperar de você.

Explique seu processo solução, mais ou menos quanto tempo vai demorar para resolver e o que você vai precisar deles. Seja honesto e se necessário, forneça o panorama completo.

Descubra o que acontece

Em geral, as reuniões ajudam bastante. Isso vai fazer com que você escute várias versões da origem do problema e também vai incentivar a sua equipe a encontrar a fonte do problema, para assim arrumar uma solução. Pode até demorar, mas ela virá.

O que precisa ser feito

Depois de ter um quadro completo do que está acontecendo, você pode formular suas opiniões sobre o que precisa ser feito e identificar a equipe principal que vai estar envolvida nessa solução.

Chegar a um consenso é o primeiro passo. Em seguida, apresente o seu plano para as principais partes interessadas em todo o processo.

Execute

Uma vez que você avaliou a situação, determinou onde a sua equipe vai estar e decidiu o plano que será usado, está na hora de fazer a parte realmente difícil: a execução do plano. Confie em suas intuições e fique firme com as suas decisões. Basta ter em mente que se você falhar aqui, você falhou e ponto. Você deve aprender com este erro para não cometê-lo erros da próxima vez. E sim, haverá uma próxima vez.

Fonte: Diário do Nordeste
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: