Como lidar com vários chefes ao mesmo tempo

Os principais conflitos encontrados nessa situação são: sobrecarga, mensagens conflitantes e lealdade.

É cada vez mais comum ter mais de um chefe, especialmente em empresas multinacionais ou com várias filiais. Muitas vezes são supervisores e gerentes responsáveis por áreas específicas, mas que coordenam os mesmos empregados em funções diferentes. Isso ocorre também quando são montadas equipes temporárias para a execução de projetos ou se você faz parte de uma empresa familiar.

Por conta da complexidade dessas relações, é importante que tenha muito cuidado, pois os riscos de acabar decepcionado a todos os chefes é muito grande.

Quem é seu maior chefe

Mesmo com vários diretores diferentes, você provavelmente possui um chefe específico que está, em última análise, responsável pelo seu emprego ou vaga. É muito importante saber identificar essa pessoa, pois isso irá definir quando e como você deve agir. É importante saber muito bem quem pode ajudar ou prejudicar sua carreira.

Comunique-se

Tenha certeza de quais são as suas obrigação e de que seus chefes sabem disso. Pode não estar na descrição de sua vaga que você deveria saber negociar entre os chefes, mas isso está implícito em sua posição.

Você pode criar um documento aberto na rede da empresa onde todos podem ver seus projetos e tarefas em andamento, ou você pode comunicar esses itens nas reuniões semanais.

Estabeleça limites

É muito importante estabelecer limites, principalmente quando nos reportamos para mais de um chefe. Se você é constantemente interrompido por diferentes chefes, e isso está comprometendo seu rendimento, é essencial comunicar a necessidade de tempos específicos para essas cobranças ou conversas.

Identifique conflitos

Sobrecarga, mensagens conflitantes e lealdade. É de muita importância prevenir-se desses conflitos e saber como administrá-los. Para evitar essas situações, a comunicação é essencial. Tanto entre você e seus chefes, quanto o diálogo entre eles.

Não leve para o lado pessoal

Não pense que todos os seus chefes conspiram contra sua carreira. Provavelmente todos são pressionados e você está no meio dessa situação. Saber administrar as cobranças de todos os chefes não é fácil, mas seus colegas de trabalho podem ajudá-lo e conversar com seus chefes é essencial.

Nunca coloque um contra o outro, mas converse com todos sobre a situação. O seu caso deve ser o de muitos outros dentro da empresa, então não sinta-se intimidado com isso.

Fonte: Diário do Nordeste.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: