Chorar no trabalho é prejudicial à carreira?

Por Flávio Emílio

Esta coluna é publicada as Sextas Feiras e aos Domingos

Quem não conhece alguém que já chorou diante do chefe, clientes ou dos demais colegas? Em muitos casos, as lágrimas podem ter escorrido de seus próprios olhos…

  • Será que episódios como esses significam “micos” no trabalho?
  • Vão prejudicar a carreira?

A resposta a essas perguntas não deve ser dada sem antes fazer uma análise das circunstâncias que levaram o profissional a chorar em seu ambiente de trabalho.

Dependendo do caso, as lágrimas vão fragilizar sua imagem… Em outros casos, você sairá fortalecido ao deixa-las fluir pela sua face!

Quando você estiver passando por um momento de raiva, stress ou pressão, chorar será visto como uma demonstração de fraqueza e despreparo para enfrentar crises, pois sinalizará que você tende a levar questões de trabalho para o lado pessoal. Caso não dê para se controlar, recomendo que você procure um ambiente mais reservado para se recompor e tentar desviar o foco do sofrimento. Trata-se de ativar o hemisfério esquerdo do cérebro (racional) em lugar do hemisfério direito que lhe fará ficar nutrindo “dó de si mesmo e da sua condição”. Pare e busque redirecionar seu pensamento para uma solução alternativa e viável.

Há momentos, porém, em que muita gente chora de emoção, após uma grande conquista, por exemplo. Lembra da meta alcançada, o contrato assinado, a tão sonhada promoção ou mesmo a homenagem recebida? Aí as lágrimas poderão lhe ser extremamente favoráveis, pois mostrarão que há um ser humano com sensibilidade e coração por trás da imagem profissional. Só não vale exagerar…

As emoções fazem parte da vida e da carreira de todos nós. Alguns são mais, outros são menos emotivos. Gerenciar com equilíbrio essas expressões de sentimentos demonstrará o quão maduro você é. Que tal enfrentar o desafio?

Flávio Emílio Monteiro Cavalcanti é administrador e Mestre em Gestão de Recursos Humanos .

http://dropsdecarreira.com.br/blog/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: