Lideres Efetivos Vivem Com a Organização!

Por Alex Gonzaga

Em discussões com líderes de organizações, geralmente debatemos os fatores mais críticos na condução de equipes. Percebemos que boa parte dos lideres possuem instrumentos a serem aplicados no seu dia a dia, conhecem conceitos de liderança, mas o seu comportamento, em alguns momentos, ainda está restrito a visões retrógradas.Existe um dito popular que diz: “Manda quem pode e obedece quem tem juízo.” Infelizmente, não faz parte somente de um dito popular, mas é um fato que alguns gestores aplicam, por não conseguirem entender que o seu papel dentro da organização é muito mais relevante do que simplesmente transmitir ordens. Os lideres precisam estar mais próximos a sua equipe, para contribuir de forma mais concreta com os resultados organizacionais. Entender as particularidades da operação (pessoas e processos) permite definir de forma mais efetiva as estratégias organizacionais. O acompanhamento constante facilita o “Fazer Acontecer” de forma efetiva dentro da organização.Existe uma história sobre O Granjeiro e o Sábio que gera uma reflexão sobre essa contribuição efetiva.
A seguir segue o texto, de autoria desconhecida, que utilizamos em algumas reflexões com equipes.

O Granjeiro e o Sábio

Um granjeiro pediu certa vez a um sábio, que o ajudasse a melhorar sua granja, que tinha baixo rendimento. O sábio escreveu algo em um pedaço de papel e colocou em uma caixa, que fechou e entregou ao granjeiro, dizendo:- “Leva esta caixa por todos os lados da sua granja, três vezes ao dia, durante um ano.”Assim fez o granjeiro. Pela manhã, ao ir ao campo segurando a caixa, encontrou um empregado dormindo, quando deveria estar trabalhando. Acordou-o e chamou sua atenção. Ao meio dia, quando foi ao estábulo, encontrou o gado sujo e os cavalos sem alimentar. E à noite, indo à cozinha com a caixa, deu-se conta de que o cozinheiro estava desperdiçando os gêneros.A partir daí, todos os dias ao percorrer sua granja, de um lado para o outro, com seu amuleto, encontrava coisas que deveriam ser corrigidas.Ao final do ano, voltou a encontrar o sábio e lhe disse: “Deixa esta caixa comigo por mais um ano; minha granja melhorou o rendimento desde que estou com o amuleto.”O sábio riu e, abrindo a caixa, disse:- “Podes ter este amuleto pelo resto da sua vida.”No papel havia escrito a seguinte frase: “Se queres que as coisas melhorem deves acompanhá-las constantemente”.

Alex Gonzaga é Administrador de Empresas,  pós-graduado em Gestão de Pessoas pela Unifor. Diretor da AG Soluções em Gestão Empresarial. Site: www.agsolucoes.net contato : agsolucoes@agsolucoes.net

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: