Como a “lei do menor esforço” pode dificultar a decolagem da carreira

Por Flávio Emílio

Esta coluna é publicada as Sextas Feiras e aos Domingos

Conheço gente que sofre de um mal crônico chamado preguiça. Não me refiro à sensação de cansaço e vontade de nada fazer que nos acomete de tempos em tempos. Precisamos sim de momentos dedicados ao ócio, pois eles equivalem à recarga de nossas energias.

O problema do preguiçoso contumaz é que ele se entregou de corpo e alma à lei do menor esforço… E agora ela dirige sua vida e sua carreira.

Como é difícil trabalhar com gente assim!

São profissionais que estão sempre tentando driblar o que realmente precisa ser feito. A improvisação vira estratégia de trabalho. Nada sai integralmente correto – sempre fica algo faltando, imperfeito, a desejar, pois eles querem se livrar das tarefas a fazer o mais rápido possível, custe o que custar.

Infelizmente, essa conduta nada tem a ver com a busca por ser mais eficiente. Somos produtivos quando conseguimos alcançar mais resultados com menos recursos. A lei do menor esforço só trará pífios resultados a partir de precários recursos.

O fim disso tudo é a criação de um perigoso ciclo de atrofia da carreira profissional – quanto menos resultados são gerados, menor a oferta de oportunidades e assim, aquele profissional vai diminuindo, definhando pouco a pouco.

O pior é que alguns chegam a reclamar de crise, falta de sorte, quando, na verdade, o problema é intrínseco – a forma como eles encaram o próprio trabalho.

Se você tem sentido a reflexos da presença da lei do menor esforço em sua carreira, sugiro focar cada vez mais, o cumprimento integral e suas atribuições, além da elevação do seu próprio padrão de qualidade de serviços, sendo mais detalhista, caprichoso e perfeccionista naquilo que faz.

Disso poderá depender o futuro de sua carreira!

Flávio Emílio Monteiro Cavalcanti é administrador e Mestre em Gestão de Recursos Humanos .

http://dropsdecarreira.com.br/blog/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: