6 lições de liderança de Dalai Lama

Dalai Lama 1430 Luca Galuzzi 2007crop.jpg

O líder espiritual explica como manter-se forte e concentrar-se nas coisas boas da vida.

Apesar de não fazer isso com frequência, o líder espiritual Dalai Lama começou a se aproximar mais do mundo dos negócios e inclusive passou a utilizar sua conta no Twitter para dar mais conselhos voltados aos executivos.

Dalai Lama procura colocar a liderança como ponto de discussão principal na hora de falar com esta parte da sociedade. O líder inclusive lançou, em 2009, um livro sobre liderança junto com o consultor Laurens van den Muyzenberg, chamado de “The Leader’s Way”. Confira alguns dos principais pontos defendidos por Dalai Lama:

Desenvolva seu ponto de vista

De acordo com o líder Dalai Lama, você precisa entender as razões de suas ações para poder tornar-se um líder. Segundo ele, a nossa motivação é o que determina de que forma iremos trabalhar. No ambiente de trabalho, isto significa que você deve pensar de maneira crítica na hora de cumprir com qualquer meta ou realizar uma tarefa diária, e não simplesmente executá-la. As reuniões de brainstorm podem ser uma maneira efetiva de fazer com que todos entendam e estejam em sincronia com as ações da empresa.

Estabeleça uma conduta adequada

Não adianta só escrever a missão e os objetivos da empresa ou de sua área e não cumpri-los. Uma forma de cumprir com estes objetivos é criando sistemas de avaliação que irão assegurar que cada uma das metas estão sendo trabalhadas, seja através de relatórios ou de questionários periódicos.

Treine sua mente

Dalai Lama afirma que um executivo que não possui uma mente tranquila e controlada pode ter problemas durante sua rotina de trabalho. Por isso, é importante treinar sua mente para que ela saiba distinguir os problemas e os pensamentos negativos do restante da informação. Segundo o líder, simples lições de meditação como respirar profundamente ou relaxar os músculos podem controlar suas emoções durante os dias mais difíceis.

Concentre-se na felicidade

O que na empresa faz com que você se sinta feliz? E o que te faz ficar triste? Respondendo a estas duas questões um executivo pode encontrar a melhor maneira de explorar seus funcionários, pois, segundo Dalai Lama, a felicidade é a principal forma de motivar as pessoas.

Ao contrário do que muitos pensam, ter uma equipe animada e feliz não é sinônimo de perda. Pelo contrário, a felicidade acaba sendo uma maneira de fazer de uma empresa um sucesso.

Procure relacionar-se com toda a equipe

O líder Dalai Lama destaca que relacionar-se é uma das coisas mais importantes que um executivo pode fazer. Segundo ele, as pessoas só se constroem através do impulso de outros colegas e da boa relação com clientes, fornecedores e até mesmo concorrentes.

Quando uma iniciativa é explicada de maneira clara ou um impulso bem dirigido atinge diretamente um funcionário da empresa, esta pessoa acaba reagindo e produzindo coisas ainda mais criativas em benefício da empresa.

Mantenha-se positivo

Todos nós sabemos que dirigir um negócio não é uma tarefa fácil. No entanto, ao invés de sempre pensar no que pode dar errado, Dalai Lama afirma que devemos ser mais otimistas na hora de cuidar de nossas empresas.

É necessário aproveitar as iniciativas e agarrar todas as oportunidades possíveis para o seu negócio. Segundo o líder, até mesmo o pior dos problemas possui uma solução, e ter a atitude certa desde o começo pode te ajudar a encontrá-la.

Fonte: Universia Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: