Os desafios da seleção e retenção dos jovens talentos

Por Roberta Taconi Ferraz

O mercado está aquecido, os conhecimentos técnicos estão escassos e isso realmente causa uma dificuldade para os profissionais de RH selecionarem talentos. Mas não basta selecionar talentos: o importante é buscar pessoas alinhadas com a proposta da empresa. Em outras palavras, o maior desafio atualmente é encontrar os profissionais que se identificam com os valores da corporação.

Como todo processo de contratação é uma relação ganha – ganha, a vaga tem que gerar valor para o candidato de alguma forma e atraí-lo. Por isso o RH tem que usar de toda sua criatividade no processo seletivo, além de estruturá-lo muito bem. O processo de recrutamento e seleção de recursos humanos é um dos fatores mais importante para garantir o sucesso e a sustentabilidade das organizações no mercado, pois pessoas certas, no lugar certo, com certeza trazem benefícios e rentabilidade para as empresas.

Mas a identificação com a empresa não basta: a organização precisa também atender os anseios das novas gerações que estão entrando no mercado de trabalho. Pois os jovens talentos buscam um crescimento rápido, são empreendedores, buscam “cestas de benefícios” que sejam atrativas, preocupam-se muito com sua empregabilidade, ou seja, não se acomodam e buscam conhecimento e novas experiências a todo momento. Ou seja, quem tiver políticas de RH formatadas de acordo com os anseios por estabilidade e segurança da geração baby boomer poderá até selecionar bem, mas fatalmente perderá os talentos garimpados.

Nesse sentido, cursos e treinamentos favorecem a retenção de talentos porque oferecem conhecimento – um dos anseios desta nova geração. A retenção não se dá com um único fator, ou seja, apenas com cursos, mas um programa bem estabelecido de treinamentos, a preocupação com a educação corporativa, aliado a uma gestão de conhecimento, favorece a retenção, já que a educação amplia, desenvolve e aperfeiçoa a pessoa para o seu crescimento profissional em determinada carreira na organização.

Porém observamos que as empresas investem muito em treinamentos técnicos e empresariais, mas após pouco tempo os resultados acabam sendo insatisfatórios e pouco expressivos no que diz respeito à implantação de processos de mudança de atitude. Desta forma, a habilidade comportamental passou a ser vista como um diferencial importante nos profissionais de uma empresa. E para retenção de talentos, são os treinamentos comportamentais que fazem a diferença. Porque é necessário que o jovem talento tenha um direcionamento claro de sua carreira, que seu líder seja uma referência para o seu sucesso e que o oriente e participe do seu plano de desenvolvimento pessoal, seja em questões técnicas ou comportamentais. O feedback é uma ferramenta muito importante que a liderança precisa usar regularmente com seus funcionários e que ajuda muito em questões comportamentais.

Treinamentos comportamentais também favorecem outros importantes fatores de retenção, como o bom clima organizacional, com alto astral. Como o líder tem uma grande importância neste contexto, pois é ele o responsável por injetar energia positiva no ambiente, é extremamente importante capacitá-lo para isso.

Um outro fator que os jovens talentos levam em consideração é a participação de alguma forma nos processos decisórios, ou seja, os líderes devem escutar o que eles tem a dizer e dar a chance de contribuírem com boas ideias, pois os processos autoritários, realmente estão em baixa e não trazem resultados efetivos.

É certo que treinamentos e conhecimento não substituem perspectivas concretas de crescimento e qualidade de vida, bem como remuneração e benefícios. Se estes são os tijolos que formam os alicerces de uma relação de longo prazo, a gestão do conhecimento é o cimento que os une e assegura sua longevidade.

(*) Roberta Taconi Ferraz é Gerente de Recursos Humanos do IDORT

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: