Quatro dicas para falar bem em público

Conquistar sua audiência pode acalmar o nervosismo de falar diante de uma grande quantidade de pessoas.

Discursar para um grande número de pessoas pode ser um desafio para muitos profissionais. A situação pode muitas vezes deixá-lo nervoso devido à grande responsabilidade de transmitir informação para um público extenso.

Há diversas dicas para melhorar a capacidade de discurso, muitas delas já conhecidas por todos, como imaginar seu público sem nenhuma roupa ou até mesmo se colocar na pele de Steve Jobs ou Barack Obama, acreditando ter o mesmo potencial de discurso do que eles.

O gerente de investimentos James Altucher publicou recentemente em seu blog algumas dicas para melhorar seu discurso e suas palestras. Confira quais são as dicas para falar em público:

Mais imagens e pouco texto

Na hora de criar uma apresentação de slides, evite usar muito texto e procure colocar imagens engraçadas e que realmente chamem a atenção do público. No fundo, somos todos crianças esperando por uma chance de despertar nossa alegria.

Não se auto-promocione

Você deve ser honesto e não tentar vender sua imagem ou seus produtos durante um discurso ou uma palestra. Na última palestra que ministrei queria colocar meu livro como sugestão de leitura para o público. Ao invés de tentar vender meu produto na palestra coloquei de propósito um slide no final da apresentação com o livro e todas as suas qualidades. Na hora que passei esse slide gritei para o meu assistente “eu falei pra você não colocar isso aqui!”. A brincadeira arrancou muitas gargalhadas e fez com que meu livro fosse lembrado por todos.

Simplifique os dados

Ninguém consegue decorar tabelas extensas de resultados e gráficos elaborados com números e estatísticas da empresa. Na hora de passar informações para o público, procure misturar os dados no meio de fatos curiosos, facilitando o exercício da memória pelo leitor.

Mostre sua humildade

Muitos pensam que estar no palco é sinônimo de superioridade e controle sobre a audiência. Errado! Na hora de dar uma palestra ou conversar com um público grande, procure mostrar que você também é humano e que possui as mesmas qualidades, os mesmos problemas e as mesmas preocupações que todos os presentes na sala.

Fonte:Diário do Nordeste.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: