Elogios podem atrapalhar seu desenvolvimento profissional

Por Flávio Emílio

Esta coluna é publicada as Sextas Feiras e aos Domingos

Quem não gosta de ouvir palavras de reconhecimento por um trabalho bem feito? Esse tipo de feedback desencadeia uma força extraordinária capaz de nos impulsionar a realizar proezas. Um ser humano motivado deseja se superar a cada momento, pois sua autoestima elevada lhe dá energia e coragem para querer sempre mais!

Mas esse ciclo virtuoso de desenvolvimento profissional poderá ser subvertido repentinamente, tal qual um escorregão em piso molhado…

Quando a autoestima ultrapassa os limites do aceitável, tendemos a achar que já somos bons o suficiente, chegamos ao topo e alcançamos a excelência naquilo que fazemos… O ímpeto de aprimorar vai arrefecendo, esfriando, até nos imobilizar na ilusão de que somos os melhores. Nos tornamos vítimas da overdose de elogios!

Para não se deixar levar por eles, sugiro que ouça palavras de reconhecimento com bastante prudência, tomando-as como estímulo para prosseguir a jornada rumo ao topo – mesmo sabendo que ela nunca acabará, pois sempre haverá um patamar mais alto a ser galgado. Esse é o segredo daqueles que, mesmo tendo alcançado posições de destaque em suas carreiras, nunca perderam a humildade, nem estancaram o processo de aprendizagem…

Flávio Emílio Monteiro Cavalcanti é administrador e Mestre em Gestão de Recursos Humanos .

http://dropsdecarreira.com.br/blog/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: