Como aproveitar ao máximo cursos e treinamentos

Por Flávio Emílio

Esta coluna é publicada as Sextas Feiras e aos Domingos

Participei de um curso há alguns anos no qual o instrutor fez aquele tradicional levantamento de expectativas logo nos primeiros minutos de aula. Em situações como essa, as respostas são invariavelmente as mesmas:

– “Adquirir novos conhecimentos”, disseram alguns

– “Elevar o padrão de competências”, declararam outros

Mas um dos colegas chamou atenção de todos os participantes e deixou o instrutor perplexo… Foi o que respondeu que não tinha “nenhuma expectativa”, pois estava ali apenas “cumprindo ordens superiores”. Apesar de não havermos verbalizado nada, dava para perceber um “oooooohhh” imaginário… pela resposta dura, seca e contundente que ouvimos.

Por mais que sua presença num treinamento promovido pela empresa seja pelo “cumprimento de um determinação superiora”, recomendo que aproveite para aprender um pouco mais. Não há ninguém tão bom que não possa ser melhor. Ninguém sabe tudo… Por isso, é bem mais inteligente agir com diplomacia e procurar assumir a postura de colaborador, tanto para o instrutor, quanto para os colegas.

Outra estratégia eficaz é entrar no curso para aprender, projetando virar instrutor do mesmo conteúdo dentro de poucos dias. Assuma o compromisso de repassar para outros o conteúdo estudado, mesmo que imaginariamente. Isso poderá mudar radicalmente sua atitude diante do treinamento, pois lhe tirará da monótona posição de expectador e lhe fará protagonista do processo. Certamente você anotará mais, perguntará mais, discutirá mais e aprenderá muito mais com tudo isso. Portanto, celebre a inscrição em cada curso e treinamento em sua carreira como um prêmio, uma oportunidade…

Elevar a competência sempre será uma [agradável] necessidade a atender!

Flávio Emílio Monteiro Cavalcanti é administrador e Mestre em Gestão de Recursos Humanos .

http://dropsdecarreira.com.br/blog/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: